Atividades lúdicas: uma revisão sobre essa metodologia didática no ensino de Química

Sarmento, Andre Magnaldo Formiga

Resumo

Um grande número de discentes que ingressam no ensino médio carrega um conceito de que a Química é difícil e complicada. Não compreender o porquê de se estudar Química pode causar um impacto negativo na aprendizagem deles. Uma ferramenta que pode dar significância ao estudo da Química são as atividades lúdicas. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo, investigar a utilização destas atividades como metodologia didática no ensino médio. Para realização deste estudo foi feita uma revisão bibliográfica de onze artigos da Revista Química Nova na Escola, considerando aspectos relativos ao tipo de atividade lúdica, o conteúdo abordado, a série onde foram aplicadas, o tipo de instituição, a forma de avaliação adotada e o interesse despertado nos discentes. As atividades lúdicas utilizadas cumpriram o seu papel, facilitando a interpretação e a aprendizagem de Química. É necessário um cuidado maior do docente para que não haja conflito de interesses, pois quem elaborou as atividades lúdicas foram os mesmos que aplicaram-nas e certamente, isso pode interferir na forma de avaliação, pois quem avalia espera alcançar os propósitos estabelecidos.

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