Avaliação do perfil dos alunos ingressantes e egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa

Rodrigues, Andreia Rufino

Resumo

Reconhecer a importância que a química tem em nossa vida é um importante passo para aceitarmos a necessidade de conhecê-la melhor. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos estudantes ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa. A metodologia utilizada foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que a percentagem de alunos no campus Sousa provenientes da zona rural diminuiu nos últimos quatro anos e que todos os alunos cursaram o ensino médio regular em escola publica. Os alunos procuraram pelo curso de Licenciatura em Química do IFPB – Campus Sousa, mediante a necessidade de trabalhar e o desejo de estudar ao mesmo tempo, sendo que os alunos egressos do período 2010/1 entraram no curso, visando obter conhecimentos científicos, enquanto os alunos ingressantes do período 2014/1, visaram aumentar os conhecimentos em química. Os alunos egressos do período 2010/1 não exerceram nenhuma atividade relacionada à docência antes de entrar no curso, enquanto os alunos ingressantes do período 2014/1 já exerceram atividade relacionada à docência. Para os alunos egressos do período 2010/1, a opção pelo curso deu-se através do “gosto pela química”, enquanto que para os alunos ingressantes do período 2014/1 deu-se através do “gosto por lecionar”. Os alunos egressos do período 2010/1 ainda não exercem nenhuma atividade remunerada como docente, enquanto que a maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 já exercem a atividade como docente. Todos os alunos já pensaram em abandonar o curso de licenciatura em Química. Os alunos egressos do período 2010/1 tiveram o primeiro contato com as atividades docentes durante o curso, participando do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de estágio supervisionado ofertado pelo Instituto, logo se sentiram motivados a continuar na carreira docente, enquanto que alguns alunos ingressantes do período 2014/1 ainda não teve a oportunidade de iniciar a atividade docente. A grande maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 tem pretensão em fazer pós-graduação. Pode-se concluir que a maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 apresentam excelentes perspectivas em relação à carreira docente. Pretende-se que este estudo sirva como base para a sociedade, especificamente para aqueles que desejam maiores informações sobre quais as tendências que um curso de Licenciatura em Química pode lhes oferecer, no que se refere ao mercado de trabalho.

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