Por que bacharelado em administração? Um estudo sobre os fatores motivacionais da escolha pelo curso de bacharelado em administração em uma instituição pública de ensino superior em João Pessoa – PB

Queiroz, Anderson Lima Pessoa de

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral identificar os principais motivos que levam os discentes a cursarem Bacharelado em Administração em uma Instituição Pública de Ensino Superior em João Pessoa - PB. Por meio da utilização de uma escala Likert de concordância composta por 32 indicadores, construída a partir de três teorias vocacionais: psicológicas, sociais e econômicas, aplicou-se um questionário em uma amostra não-probabilística de 104 alunos matriculados no curso Bacharelado em Administração, de uma instituição de ensino superior em João Pessoa - PB, compreendendo as turmas do 1º ao 8º período do ano letivo 2021.2, dos turnos manhã e noite. Os dados foram avaliados quantitativamente quanto à intensidade das respostas, de acordo com a escala Likert de concordância. Constatou-se que as principais motivações são de ordem psicológica, destacando-se a imagem da instituição de ensino onde realizará o curso, a busca pelo desenvolvimento intelectual e por ser uma carreira que proporciona autonomia de atuação. Os motivos sociais foram: que a profissão possibilita atuar em diversas áreas e segmentos de uma empresa e que é um curso que se mantém atualizado com as evoluções do mercado. Quanto aos econômicos, destacaram-se: identificação com os profissionais da área; ser uma profissão que oferece maiores oportunidades de emprego e que complementa a sua ocupação profissional atual. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que, diante das exigências e avanços no contexto mercadológico, a procura pela formação em Administração relaciona-se com a busca pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional como meio de preparação para o mercado de trabalho, possibilitando maiores oportunidades, melhores cargos autonomia profissional, através da realização do curso em uma instituição com imagem reconhecida pela qualidade de ensino e credibilidade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.