Bullying e Educação Física: incidência de casos entre escolares residentes em agrovilas

Almeida, Giseuda Pereira de

Resumo

O presente estudo buscou investigar como se manifesta o Bullying no ambiente escolar e, em específico, nas aulas de Educação Física. O estudo envolveu uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se de questionário, o qual foi aplicado nas 4 escolas públicas estaduais do distrito de São Gonçalo, agrovilas do município Sousa/PB. Foram avaliados 157 alunos (13,34±1,81 anos) do Ensino Fundamental II e Médio, sendo esta amostra composta por 52,52% do sexo feminino e 47,47% do sexo masculino. Sobre a incidência de casos de Bullying nas aulas de educação física, 24,4% dos estudantes relataram que raramente ocorrem violência e 1,9% que ocorrem com certa frequência. As brincadeiras de mau gosto (79,4%) e as agressões verbais (18,1%) são as principais formas de Bullying que os alunos relataram ocorrer no ambiente escolar. Quando comparados a outros estudos, os resultados encontrados nesta pesquisa demonstram que as escolas envolvidas dispõem de ambientes saudáveis, apresentando resultados positivos em alguns aspectos investigados. Ainda se faz necessários buscar as relações entre as causas e as ocorrências de violência dentro destas escolas.

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