A dança na escola: uma possibilidade nas aulas de Educação Física

Silva, Glicio Mares da

Resumo

A dança faz parte de uma construção histórica da humanidade, misturando-se e modificandose a partir da diversidade das civilizações, de suas necessidades, seus cultos e suas crenças. Nesse sentido, a dança é uma manifestação cultural que reúne movimento corporal, música, ritmo, expressão e sentimentos variados. Sendo assim, enquanto parte da cultura corporal do ser humano, é essencial que a dança esteja inserida no âmbito escolar, e sua prática seja ofertada a todos os alunos nas aulas de Educação Física. Este trabalho objetivou compreender a maneira como a dança se apresenta no contexto escolar, com ênfase nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Lagoa – PB, além de relacionar os conceitos e as práticas pedagógicas da dança na Educação Física Escolar e analisar a percepção dos professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da importância e dos objetivos da dança na escola. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem quantitativa, onde se utilizou como instrumento de coleta dos dados um questionário estruturado na forma de entrevista, estimulando o entrevistado a se expressar livremente sobre a dança no cenário das aulas de Educação Física. Os dados foram organizados de acordo com as categorias de análise, que perpassam desde a formação dos professores, conceitos que os mesmo têm sobre a dança, além das vivências e experiências em dança, e a inserção e contribuição dos mesmos para que a dança seja de fato efetivada nas escolas. Além disso, os dados foram interpretados conforme o referencial teórico que deu subsídio à temática abordada. A partir da análise dos dados coletados foi possível observar que se faz necessário um conhecimento mais amplo quanto à inserção da dança nas aulas de Educação Física, englobando aspectos metodológicos que integrem teoria e prática, mas também o apoio da gestão escolar e um planejamento didático que envolva reflexão e vivências, onde o educando não só reproduza, mas (se) transforme, produza, conhecendo sua história, dando sentido à vida pessoal e educacional. Concluiu-se que as danças na escola estão mais em projetos pedagógicos extracurriculares do que nas aulas de Educação Física, estando presente em datas comemorativas, onde há sempre a interação do professor com o aluno, entretanto, não limitando a expressão corporal dos alunos.

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