Experiência de uma idosa na graduação - parfor: relato de experiência e a importância do parfor na sua formação

Batista, Maria Alzira Diniz

Resumo

O objetivo deste trabalho é de analisar como as experiências de vida de um idoso podem se tornar um exemplo de vida para indivíduos de outra geração, mostrando a necessidade pessoal de formação para atuação profissional na área da educação e da Educação Física dentro da sociedade contemporânea. O trabalho se constitui essencialmente qualitativo utilizando-se unicamente de interpretações sobre a própria vida do indivíduo. A história de vida, utilizada como método, tem como objetivo reconstruir uma experiência humana vivida em grupo e de tendência universal. A história de vida apreende a dinâmica, as características e os parâmetros da cultura individual. Através dela é possível perceber como o sistema sociocultural afeta o comportamento individual, valores e autoimagem e por outro lado, como o indivíduo interfere no ambiente, atuando como uma fonte de mudança. O relato de uma trajetória singular é compreendido pelo prisma da imprecisão, da incerteza, das contradições e da dúvida. O trabalho está dividido em três capítulos nos quais serão discorridos a trajetória de vida de Maria Alzira como aluna e professora. Assim fala-se das conquistas através da inserção na formação inicial na Licenciatura em Educação Física e as significâncias de um curso superior como fator motivacional para uma professora idosa. Uma reflexão embasada da própria vida.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.