Educação Física para idosos: uma vivência em uma turma de EJA

Duarte, Marilene Francisca de Andrade

Resumo

As atividades físicas, bem como atividades cognitivas e interação social contribuem beneficamente para a qualidade de vida e autonomia dos idosos. Essas práticas auxiliam na saúde, bem como na interação social que a escola proporciona. O objetivo desse trabalho foi descrever uma vivência da prática da educação física realizada em uma turma de idosos do programa educacional EJA. A intervenção foi executada em 6 etapas. Sendo elas, desde planejamento da proposta de intervenção; a apresentação do projeto aos alunos; confecções de materiais para utilizarem na prática; palestras com profissionais da saúde; realização de exercícios físicos e oficina de dança. Dessa forma, foi pensado em realizar essa prática para mostrar que eles podem e devem realizar atividades físicas na escola, motivando-os em busca de uma melhora na qualidade de vida, bem como, tentar implementar, a partir dos resultados, o componente curricular no ensino EJA. Assim, infere-se que essa experiência foi bastante gratificante, pois além de conseguir atingir os objetivos propostos, foi despertada a motivação para os idosos continuarem realizando atividades físicas, contribuindo de forma benéfica para a sua qualidade de vida.

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