A disciplina de Educação Física nas fases iniciais da educação básica: a realidade das escolas de Sousa

Marinho, Rafaela Pacifico

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se a Educação Física é proporcionada aos alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I no Município de Sousa-PB. Bem como, identificar as escolas públicas e particulares que ofertam esta disciplina, averiguar a formação dos professores que ministram as aulas de Educação Física e os conteúdos trabalhados. O estudo descritivo, quantitativo e qualitativo ocorreu nas 17 escolas públicas e particulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Sousa, com 5 professores de Educação Física. Utilizou-se para levantamento de dados um questionário semiestruturado contendo 4 questões abertas. Apesar da importância da Educação Física nas séries iniciais, a maioria das escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental I e Educação Infantil no município de Sousa não ofertam a disciplina de Educação Física, descumprindo notadamente a previsão legal de obrigatoriedade deste componente curricular, fazendo-se, portanto, necessário a inserção do professor de Educação Física em todas essas escolas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.