Aulas de Educação Física no EJA: uma reflexão sobre ferramentas no ensino brasileiro

Oliveira, Simary Muniz de

Resumo

O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a aplicação da Educação Física Escolar na EJA com base na legislação brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca atender à camada da população que não teve acesso à educação durante a infância e adolescência. É concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educação que vai além da alfabetização e das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a prática de ensino da Educação Física na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concepções de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos teóricos com identificação dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de saná-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliográfica, qual propiciou descrever e analisar as práticas pedagógicas a luz da legislação educacional brasileira. A interferência na atuação dos profissionais de Educação Física no cenário da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de não correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudanças qualitativas na construção de sua aprendizagem, criando possibilidades de ações transformadoras para um ensino promissor.

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