A utilização das tecnologias no ensino de ciências em período remoto

SILVA, Ledevande Martins da

Resumo

A tecnologia ganha cada vez mais espaço na educação e em tempos de pandemia não é diferente. A pesquisa teve como problemática verificar a contribuição das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ciência em período remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedagógica, o relato de experiência permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conteúdos da série dos anos finais do ensino fundamental 9º ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como vídeos, músicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais disponíveis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ciências durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnológicas contribuem para o ensino, mostrando que é possível unir as mesmas ao ensino da Ciência. O material teórico foi construído coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresentação do conteúdo de Tabela periódica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ciências, e trabalhando em grupos a construção de paródias com ritmos da atualidade escolhidos pelos próprios alunos, como também um jogo de quebra cabeça online do assunto em questão, e ainda o uso de vídeos que tornaram as aulas mais interessantes e dinâmicas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da matéria em questão, além de motivá-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos através do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribuíram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na ampliação de conhecimentos, constatando a importância dos meios digitais nas aulas de ciências.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.