O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente

SILVA, Valdecleia Gomes

Resumo

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, na escola não é diferente, visto que as crianças e os jovens já nascem inseridas em um ambiente cercado por tecnologia. Neste sentido, é inegável o papel que as TDICs exercem em todos os campos do conhecimento. Atualmente no âmbito escolar estamos enfrentando o desafio de tornarmos as aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas, assim é de suma importância o papel que as TDICs exercem no campo educacional. Desse modo, esta pesquisa torna-se de grande relevância já que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais presente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica dos professores de biologia. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa com professores de biologia de duas escolas, sendo uma da rede pública de ensino e a outra da rede privada, ambas localizadas no município de Itaporanga no estado da Paraíba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário online, construído através da ferramenta Google Forms. A análise dos dados revelou que todos os docentes investigados fazem uso das TDICs em suas aulas. Além disso, verificou-se a ausência da capacitação de professores para o uso das tecnologias. Em face dos resultados da pesquisa, considerando a importância e a necessidade das TDICs em todos os setores da sociedade, especialmente no âmbito escolar, acredita-se que seja de suma importância investir na formação de docentes para a utilização das tecnologias digitais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.