Abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física: a realidade de um município paraibano

Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz

Resumo

O trabalho intitulado por “Abordagem do tema saúde nas aulas de educação física: a realidade de um município paraibano”, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e descritivo de caráter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a temática saúde vem sendo trabalhada pelos professores de educação física da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente às suas atividades pedagógicas. Para uma melhor caracterização da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino médio, as quais foram nomeadas por Escola “A” e Escola “B”, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por seleção aleatória simples. A pesquisa teve início com a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as instituições propõem metas relacionadas a temática para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealização de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados questionários semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a análise por comparação de todos os dados coletados, buscando a coerência entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informações ocorreram quando comparado às respostas de professores e alunos, principalmente na relação entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de saúde, os quais não foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes não foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a temática saúde vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas não com tanta relevância como poderia ser. Diante do exposto propõe-se a realização de novos estudos com uma população maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a temática em questão, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promoção dos conceitos de saúde e qualidade vida.

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