Qualidade do sono em estudantes do ensino médio da 10ª região de ensino da Paraíba

Pinto, Thiago Mateus Batista

Resumo

O sono constitui um fator de suma importância na manutenção da saúde e aprendizagem, um comportamento ativo, repetitivo e reversível, servindo várias funções diferentes, tais como a reparação e o crescimento ou a consolidação da memória. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do sono dos estudantes do ensino médio da 10ª região de ensino, com sede na cidade de SousaPB. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de cunho descritivo da qualidade do sono dos estudantes do ensino médio da 10ª região de ensino da Paraíba, com sede na cidade de Sousa-PB. Através do questionário auto aplicável, PSQI (Índice de qualidade de sono de Pittsburg), investigando de maneira secundária o nível de sonolência pela ESS (Escala de Sonolência Epworth), participaram da pesquisa 486 alunos (faixa etária entre 13 e 25 anos), de ambos os sexos, pertencentes ao turno matutino do nível médio de ensino (1°; 2°; 3° ano) que compõem às escolas públicas dos nove municípios Os resultados obtidos revelam que 55% da população avaliada apresenta má qualidade do sono, 42% dos estudantes possuem uma boa qualidade do sono e apenas 3% dos avaliados apresentam presença de distúrbio. Outro fator estudado foi o nível de sonolência, cujos dados demonstram que aproximadamente 70% dos alunos avaliados não apresentam problemas de sonolência. Conclui-se que existe uma prevalência de uma qualidade de sono insatisfatória entre os estudantes dos três níveis de ensino do ensino médio, assim como, nas nove cidades que compõem a 10ª região de ensino, porém não apresentam altos índices de sonolência diurna.

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