Epidemiologia da atividade física: avaliação de escolares residentes em agrovilas

Souza, Waldiran Bezerra Andrade de

Resumo

Esse estudo foi desenvolvido com objetivo de identificar a comparação entre a prática regular de atividades físicas e os dados sociodemográficos e epidemiológicos em escolares residentes em agrovilas. Para tanto foi feito um levantamento sociodemográfico e de nível de atividade física de jovens estudantes da zona rural do município de Sousa-PB, por meio de um questionário semiestruturado com questões referentes ao sexo, idade, raça, estado civil, questões de caráter sociodemográficos, nível de atividade física, alimentação e estado de saúde. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva de campo, com apresentação de análises quantitativas. Participaram do estudo 212 alunos voluntários, de ambos os sexos, de 4 escolas da rede pública de ensino, matriculados regularmente do 5º ano do fundamental ao 3º do ensino Ensino Médio, residentes nas agrovilas onde as escolas estão implantadas. Para verificar as diferenças entre grupos, realizou teste de Shapiro-wilk para verificar a normalidade e o teste de Levene para homogeneidade. Após verificar a normalidade dos grupos, optou-se por utilizar do test t para amostras independentes, adotando-se um nível de significância de p<0,05. Os resultados sociodemográficos apresentados mostram uma grande proporção de residências sem pavimentação (83,9%), indivíduos com renda familiar de até 2 salários mínimos (92,5%) pertencentes a “classe E”, e cerca de (86,8%) de alunos inativos fisicamente. Com base na análise de comparação realizada, pôde-se verificar que os dados sociodemográficos não apresentaram associação direta com o nível de atividade física dos estudantes, resultado este justificado pela homogeneidade da amostra em relação ao perfil socioeconômico e cultural. Apesar disto, o fato do baixo nível de atividade física habitual, demonstrado no estudo, justifica-se a importância do desenvolvimento de pesquisas e intervenções na área de promoção da saúde destes escolares, bem como, pesquisas futuras analisando este grupo e comparando com outros de maior poder socioeconômico.

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