Projeto educação ambiental nas aulas de Educação Física: análise de uma experiência escolar no Sertão paraibano

Oliveira, Janaina Fernandes de

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos seus temas transversais, recomendam como um dos objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, e uma das disciplinas que pode fazer com que haja essa interação entre aluno e meio ambiente é a Educação Física (EF) através de práticas corporais, contribuindo para a formação de cidadãos que levem as suas experiências escolares para a vida, de modo consciente e crítico, aliado ao protagonismo juvenil para que possa estimular a participação social, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos. Definimos como objetivo desse trabalho analisar as possibilidades educativas de conscientização ambiental a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e sua adequação às aulas de EF e à ambientação escolar. O presente estudo trata-se de um relato de experiência, embasado em uma pesquisa qualitativa, com procedimentos de pesquisa-ação e estudo de campo. Como técnica de pesquisa, foi utilizado o diário de campo sendo os dados analisados à luz da hermenêutica crítica. O local escolhido foi uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada no município de Aparecida, sertão da Paraíba. Os achados da pesquisa indicam que a articulação entre a EF e a Educação Ambiental (EA) foi mediada por atividades de pesquisa, minicursos, atividades de campo e oficina de jardinagem, bem como a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa. Por meio do protagonismo juvenil o projeto agregou valores, conceitos de cidadania, sustentabilidade, ética, cuidado e respeito ao meio ambiente, onde os estudantes puderam perceber-se como parte do todo, compreendendo a articulação da EA no cotidiano da escola. As dificuldades enfrentadas foram, a inexperiência da autora do projeto, tanto na docência, quanto no domínio dos conhecimentos específicos de EA, em decorrência da fragilidade da sua formação inicial, a falta de estrutura da escola para dar sustentabilidade às ações implementadas pelo projeto e a ausência da EA nos documentos normativos da escola, ficando o projeto limitado à iniciativa de alguns professores.

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