Ambientes não-formais de ensino: uma proposta de ensino de Química no município de Vieirópolis-PB

Iran Filho, Jose

Resumo

Atualmente, a comunidade acadêmica vem encontrando dificuldade em tornar as aulas atrativas. Para tanto, os professores seguem na busca por estratégias de ensino diferenciadas como forma de inovar a maneira de dialogar o saber. Uma das estratégias que vem se destacando no meio educacional é o uso de ambientes não formais para propagação do conhecimento científico. Deste modo, o principal objetivo do estudo é propor e aplicar uma sequência pedagógica contemplando o uso de espaços não-formais para o ensino de química, utilizando o olho d’água do município de Vieirópolis-PB. A metodologia consiste na elaboração e aplicação de uma sequência didático-pedagógica ligada a conteúdos programáticos do 1° ano do ensino médio regular na Escola Estatual de Ensino Fundamental e Médio Maria Moreira Pinto localizada na cidade citada. Para tal, fez-se uso do relato da experiência para descrever vivências e partilhas durante o processo de aplicação. Os resultados foram satisfatórios, podendo destacar a maneira como os discentes assimilaram o conteúdo e o grau de aceitação das atividades realizadas. Tal fato possibilita dizer que o uso deste espaço físico pelo educador potencializou o processo de aprendizagem, promovendo o aprendizado através do convívio do educando com o espaço físico que o mesmo está vinculado, oferecendo interação e compartilhamento de experiências entre o docente e os discentes.

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