Participação nas aulas de Educação Física e o nível de atividade física em escolares de Sousa-PB

Moreira, Anna Karoliny Braga

Resumo

Objetivo: Analisar o nível de atividade física e a relação com a participação nas aulas de Educação Física em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do núcleo II da cidade de Sousa – PB. Métodos: A pesquisa foi de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avaliação da participação nas aulas de Educação Física foi o questionário de Darido et al (2004), e para analisar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física IPAQ (versão curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares estão ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educação Física considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que não participam das aulas, já os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas são de 35,3%, enquanto os que não participam apresentam um total de 50%. Conclusão: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior proporção, quando comparados com os alunos que não participam das aulas de Educação Física. Desse modo, então, deve-se buscar estratégias metodológicas que motivem as crianças e adolescentes a participarem das aulas de Educação Física, no sentido de que essa prática na escola irá contribuir para hábitos saudáveis que influenciem de forma positiva na saúde dos escolares ao longo da vida.

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