Cultura Corporal na Escola: participação dos alunos evangélicos nas aulas de Educação Física no IFPB-Campus Sousa

Batista, Aldeone Abrantes

Resumo

O presente estudo fundamenta-se na premissa que a religião evangélica influencia na cultura corporal dos seus fieis, existindo diferenças entre níveis de aceitação dos mais diversos conteúdos trabalhos nas aulas de Educação Física. Durante a prática de iniciação a docência no ensino básico foi observada a particularidade comportamental de alguns alunos evangélicos, principalmente o que tange a questão das vestimentas e a prática de determinadas práticas dentro da cultura corporal do movimento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a participação dos alunos evangélicos nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado do IFPB - Campus Sousa, onde foi proposta a verificação dos indicadores de participação dos alunos nas aulas de Educação Física, de modo que foram identificados e listados quais os fatores influenciadores na participação dos escolares nas aulas de Educação Física. Metodologia: O método de pesquisa utilizado teve objetivo de estudo descritivo, procedimento técnico estudo de campo, e abordagem quantitativa, no qual foi realizado com uma população estimada de 300 escolares e com amostra de 16 escolares, de ambos os sexos (masculino e feminino). O instrumento de coleta de dados que foi utilizado foi o questionário de motivação dos alunos em face de disciplina de Educação Física (Adaptado de KOBAL, 1996), no qual possuía questões objetivas e subjetivas. Em seguida, os dados foram processados e submetidos à análise estatística descritiva (media e percentual) e realizada a representação gráfica através do software Excel. Resultados: os achados desta pesquisa demostraram que os escolares observados sofreram influência de múltiplos fatores que afetaram diretamente o nível de participação dos alunos evangélicos nas aulas de Educação Física no que diz respeito à motivação, causados pela motivação intrínseca e motivação extrínseca. Todavia não foi identificada influencia negativa imposta por motivação religiosa. Conclusão: conclui-se que os alunos evangélicos não demostraram uma menor assiduidade e participação nas aulas de Educação Física em relação aos alunos não evangélicos, devido à influência dos dogmas e costumes propostos por suas respectivas e determinadas denominações religiosas.

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