O acesso, a permanência e o êxito dos alunos do curso de licenciatura em Educação Física do IFPB Campus Sousa

Silva, Andre Magno Gomes da

Resumo

Este estudo teve o escopo de analisar os dados estatísticos sobre o ensino, a pesquisa e a extensão do curso de licenciatura em educação física do IFPB – Campus Sousa, e apresentar as possíveis relações com os aspectos de acesso, permanência e êxito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a análise descritiva. A população investiga é composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB Campus-Sousa e por professores que já lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a análise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indivíduos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educação Física apresentou uma piora nos índices de procura quando comparado com o IFPB, porém no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O número de ingressantes por ano mostrou-se regular, porém com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na permanência dos ingressantes, sendo notório a influência do ensino sobre a porcentagem de permanência, tendo uma baixa procura de transferência dos alunos para outras instituições. Por fim, constatou-se que a baixa participação e envolvimento dos docentes, em geral, na extensão e pesquisa influem diretamente sobre o êxito estudantil. Conclui-se; portanto, que após a obtenção de dados, são nítidas as relações entre o ensino a pesquisa e a extensão com o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Fìsica.

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