Psicomotricidade e educação infantil: percepção dos professores de Educação Física da cidade de Sousa-PB

Dantas, Jaiane da Costa

Resumo

Introdução: A Psicomotricidade é destaque dentre os estudos sobre o desenvolvimento infantil, a mesma se constitui enquanto ciência e aponta características básicas e essenciais ao crescimento das crianças. Objetivo: Analisar a percepção sobre psicomotricidade dos professores de Educação Física da cidade de Sousa – PB. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. A amostra foi composta por seis professores da rede municipal de ensino da cidade de Sousa-PB. Como instrumento de estudo foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para iniciar a coleta de dados foi assinado o TCLE e em seguida realizada a entrevista. A análise dos dados foi realizada através de uma interpretação de conteúdo seguindo a proposta de Bardin (2010), as categorias definidas foram: dados pessoais, dados profissionais, percepção das professoras sobre a relação entre psicomotricidade e educação infantil, atividades psicomotoras trabalhadas e aspectos dificultadores/facilitadores. Resultados: Dos professores entrevistados, três são do sexo masculino e três do sexo feminino, com idade média de 33 anos, todos possuem Licenciatura em Educação Física. Dos seis professores apenas um afirmou não ter tido contato com a psicomotricidade durante a graduação. Em relação ao conceito, todos eles mostraram ter conhecimento, relacionando o conceito da psicomotricidade com o estudo do movimento do corpo da criança e as influencias sofridas dos ambientes interno e externo. No momento de relacionar psicomotricidade e educação infantil, os professores deixaram claro que existe uma forte relação, mas não souberam explicar de que maneira acontece. Quando questionados sobre a aplicação dos elementos básicos da psicomotricidade em suas aulas, afirmam que sim, mas as atividades apresentadas em sua maioria não correspondem ao conteúdo proposto para a aula. Como aspectos facilitadores para o desenvolvimento de atividades psicomotoras os professores apontam a gama de atividades, e não necessidade de muitos materiais. Quanto aos aspectos dificultadores apontam a carência de espaços e materiais existentes nas escolas, revelando contradições. Conclusão: Os professores apresentam um embasamento teórico da temática psicomotricidade, porém possuem dificuldade ao tentar relacioná-la com a educação infantil e descrever sobre os elementos básicos. Sugerem-se novos estudos sobre as dificuldades de trabalhar a psicomotricidade e possibilidades de intervenção para modificar a realidade mediante a importância da abordagem da psicomotricidade na infância.

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