Um diagnóstico organizacional das seis áreas-chave de Weisbord na Escola Algoritmo em João Pessoa

Lourenço, Hayssa Samara dos Santos

Resumo

Os novos tempos trazem consigo um contexto de mudanças constantes, sejam elas sociais ou tecnológicas. Diante disto, torna-se imprescindível que as empresas que buscam evoluir e manter-se competitivas no mercado adaptemse às mudanças e que estas sejam feitas de maneira bem estruturada, para que imprevistos possam ser superados ou descartados. A presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar através do modelo organizacional de seis caixas a estrutura organizacional da escola Algoritmo em João Pessoa, avaliando sua eficiência dentro das seis áreas chave propostas pelo modelo. Para o alcance do objetivo, no que se refere à metodologia, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, aplicada e descritiva. No que tange a análise dos dados, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado através do Google Forms. A amostragem foi não probabilística, com uma amostra composta por 20 respondentes. Os resultados apresentados demonstram que apesar dos professores expressarem uma perspectiva dentro do grau de concordância diante a estrutura organizacional da escola Algoritmo, algumas caixas estão melhor estruturadas e desenvolvidas que outras, por exemplo: as caixas objetivos e relacionamentos apresentam ótimo desempenho e estão melhor estruturadas em relação as caixas estrutura, liderança e mecanismos úteis, sendo sugerido que haja uma reestruturação dessas caixas para que o desenvolvimento da organização seja potencializado

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