Nível de coordenação motora em escolares de uma escola pública de Cajazeiras-PB

Silva, José Wellington Santos

Resumo

A coordenação motora é a junção de diferentes sistemas motores em busca da realização de movimentos mais precisos e econômicos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o nível de coordenação motora de escolares dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras-PB. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo, descritiva e quantitativa, no qual participaram 81 escolares do sexto e sétimo anos dos anos finais do ensino fundamental, sendo 41 do sexo masculino e 40 do sexo feminino, com idade entre 11 e 12 anos, de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras-PB. Foi utilizado o teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK), que consiste em quatro atividades: Trave de Equilíbrio, Saltos Monopedais, Saltos Laterais e Transposição Lateral. Os dados foram tabulados em uma planilha do Microsoft Excel 2016 e foram apresentados por gráficos e tabelas. Foi utilizado o teste t para amostras independentes com p<0,05 e o programa SPSS versão 20.0 para a aferição da significância dos resultados. Os resultados demonstraram que a maior parte dos escolares, 70%, está dentro dos padrões normais de coordenação motora, 26% estão com boa coordenação motora e apenas 4% estão com perturbação na coordenação motora. Os meninos apresentaram melhores resultados em relação às meninas, e na coordenação motora boa, os meninos tiveram um escore de 37% e as meninas de 15%; na classificação normal, os meninos tiveram 61% e as meninas 80% e, na perturbação na coordenação os meninos tiveram apenas 2% e as meninas apresentaram 5%. A maior média, 91,26 + 16,17, foi na Trave de Equilíbrio e a menor, 77,30 + 14,16, foi na Transposição Lateral. Diante disso, pode-se chegar à conclusão que a maioria dos alunos participantes do estudo está com os níveis de coordenação motora dentro dos limites da normalidade e apenas uma pequena parcela apresentou perturbação na coordenação motora, segundo os parâmetros da bateria de testes KTK, e que os meninos apresentaram melhores resultados comparados às meninas. Recomenda-se, porém, que outras análises acerca do tema sejam realizadas, devido à extrema importância que a coordenação motora apresenta na vida das pessoas por estar diretamente associada com as atividades físicas e também cotidianas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.