Práticas avaliativas em aulas de Educação Física nas escolas estaduais de Sousa-PB

Oliveira, Maria Andriele Gadelha de

Resumo

Objetivo: A relevância deste trabalho consiste na discussão sobre a importância das práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Métodos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi através de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avaliação escolar e para que servir na educação física; em que momento realizavam ações avaliativas nas aulas; quais os tipos de verificações utilizados nas aulas; entender o porquê de utilizarem esses métodos, se acham que são satisfatórios ou não e, por último, se eles mudariam sua didática de avaliação dependendo do aprendizado da turma ou sempre é o mesmo método. A forma de análise dos dados foi a partir do sujeito, logo após categorizar algumas respostas para análise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avaliação de forma classificatória, 46,6% disseram que as ações avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avaliações, sem seguir um padrão no currículo, 66,6% acredita que seu método é satisfatório e 80% da amostra afirmou que mudava sua didática de avaliação conforme as turmas. Conclusão: Conclui-se que os métodos de avaliação utilizados pelos professores não têm uma metodologia definida e percebe-se que não estão intimamente relacionado com os conteúdos.

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