Gestão de Processos de Negócio (BPM) aplicado a uma distribuidora de alimentos no estado da Paraíba

Silva, Maria Aline Ferreira da

Resumo

O tema Business Process Management (BPM) vem se destacando na literatura e na aplicação no meio empresarial para a melhoria contínua de produtos e serviços. Isso tem impactado positivamente o aumento na produtividade das empresas e enfatizado o foco no cliente. Este trabalho objetiva propor um sistema BPM em uma distribuidora de alimentos na Paraíba, com base nos resultados de verbas sell-out e faturamento nos anos de 2020 e 2021. Para tanto, foi adotado o método de pesquisa exploratória para o aprofundamento do tema objeto de estudo e para a compreensão da relação entre verbas sell-out e faturamento. Ademais, por abordar instrumentos de coleta de dados primários e secundários de uma empresa específica, esta pesquisa tratou-se de um estudo de caso com pesquisa documental à luz das melhores práticas internacionais descritas para o gerenciamento de processos de negócios. Os principais achados da pesquisa evidenciam que a utilização de recursos de verba sell-out proporciona negociações de maiores volumes e influenciam diretamente no faturamento total da empresa pesquisada. Após a modelagem do processo de negócio sell-out, observou-se que a cada R$ 1,00 de utilização desse recurso captou-se R$ 93,46 de faturamento e que há margem significativa de ampliação dos resultados atuais da empresa em mais de 41%, alinhando os processos de negócios de sell-out e as metas de vendas entre as equipes de venda.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.