Marketing digital: O papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra das mulheres

Silva, Yanick Ramos de Oliveira

Resumo

As empresas e marcas estão investindo nos digitais influencers voltados para o público feminino, pois eles transmitem uma sensação de segurança para as mulheres influenciando sua decisão de compra. Os formadores de opinião mostram os detalhes do produto, sua qualidade e funcionalidade utilizando de diferentes formatos (posts, vídeos, fotos) e, a l é m d i s s o , falam sobre novas tendências, estimulando desta forma o consumo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra das mulheres. O método de abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivo e exploratório, incluiu uma pesquisa de campo realizada com 100 mulheres, acerca do tema estudado. Para a realização da coleta de dados, foram aplicados questionários através do Google Forms com questões subjetivas e objetivas, e também fazendo a utilização da escala Likert. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2021 e 2022, e teve os dados organizados em gráficos, tabelas e quadros, e analisados através de estatística descritiva simples. Os resultados indicam que os influenciadores exercem um papel destacado no processo de compra das mulheres de produtos de acessórios e itens de moda. Com relação às redes sociais mais utilizadas pelas mulheres, predominantemente foram citados o instagram como a principal, seguido pelo Whatsapp. A influenciadora, Bianca Andrade (Boca Rosa), foi citada em maior número, entretanto, o número de pessoas que disseram que nenhum influenciador interfere nesse processo de compra foi elevado. Outro resultado relevante mostrou que o maior motivo de um influenciador interferir no processo de compra é a informação sobre os produtos/serviços que ele oferece aos seus seguidores nas redes sociais. O estudo alcançou os seus objetivos propostos demonstrando que o papel dos influenciadores está relacionado à recomendação de produtos/marcas para os seus seguidores, pois, é a partir da opinião dos mesmos, que para aqueles que os acompanham nas redes sociais, e se deixam influenciar escolhem os seus produtos.

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