Cabelos de origem afro: autoestima, afetividade e comportamento de consumo

Sousa, Daiana Barbosa de Sousa

Resumo

As mulheres sempre buscaram se encaixar no padrão de beleza dominante e, além de outras pressões estéticas ligadas ao corpo, muitas passaram a alisar seus cabelos de origem Afro (ondulados, cacheados e crespos) como forma de serem aceitas socialmente. Tendo em vista as mudanças sociais, ruptura de padrões de beleza, bem como os impactos causados por essas variáveis no mercado de cosméticos capilares, a relevância de estudar este tema consiste na contribuição para que empresas continuem atentas às mudanças e tendências que ocorrem na sociedade, de forma a produzir produtos e ofertar serviços que sejam alinhados com as necessidades dos consumidores. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar as trajetórias de mulheres acerca da aceitação dos cabelos afros naturais e suas implicações na oferta de produtos e comportamentos de consumo. Com isso, pretende entender as mudanças quanto ao comportamento de consumo de cosméticos para tratamento capilar, bem como a mudança na oferta de produtos para cuidado de cabelos afro naturais. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa em forma de entrevistas aplicadas durante o mês de maio de 2022 a três mulheres que passaram pelo processo de transição capilar, ou seja, tinham feito alisamentos químicos durante a vida e resolveram assumir seus cabelos afros naturais. O conteúdo das entrevistas foi analisado qualitativamente e os resultados mostram que desde a infância estas mulheres já se sentiam pressionadas a alisar seus cabelos, mesmo que não tivessem consciência das pressões estéticas ao redor delas, além de não possuírem opções de produtos específicos para o tratamento de seus cabelos ondulados, cacheados e crespos naturais. Com a decisão pelo alisamento, embora por breve momento se sentissem bonitas e aceitas socialmente, relatam situações de sofrimento, tristeza e constrangimentos sofridos além de dor de cabeça, ardência nos olhos e couro cabeludo devido às químicas de alisamento. A baixa autoestima se somava à relatos de perda de tempo e altos custos financeiros para atingir o “liso” ideal. Por fim, quando optaram passar pela transição capilar, entraram em uma jornada de construção da afetividade com seus cabelos naturais, o que possibilitou resgatar a autoestima que antes não tinham, iniciando uma relação de mais amor com seus cabelos de origem afro. Ao passar a valorizar seus cabelos naturais, também optaram por consumir produtos que fossem pensados e produzidos conforme as necessidades de seus 10 cabelos crespos, sem tentar disfarçar as características naturais dos fios, pois estes se tornaram motivo de orgulho e empoderamento para elas. Ademais, também constatou-se significativa evolução de marcas de cosméticos que por muito tempo enfatizavam seus produtos e propagandas focando no padrão de cabelos lisos, recentemente começaram a ofertar muitas linhas de cosméticos destinado ao cuidado de cabelos ondulados, cacheados e crespos naturais. Se por muito tempo as mulheres não viram a beleza dos cabelos de origem afro representada nas embalagens de produtos e campanhas publicitárias, hoje muitas marcas passaram a se posicionar de forma diferente, a olhar com mais atenção as reivindicações de suas consumidoras para ofertar produtos de acordo com suas necessidades.

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