Quem quer um iPhone? Estudo sobre o comportamento dos consumidores de smartphones

Silva, Illyan Tacyane Atanásio da

Resumo

A Apple é uma das empresas mais importantes, conhecidas e prestigiadas no mundo em matéria de produtos tecnológicos, sendo o celular iPhone o mais vendido e considerado o sonho de consumo para muitos de seus clientes. Diante disso, a problemática dessa pesquisa é saber: Por que os consumidores querem um iPhone da Apple? O objetivo geral dessa pesquisa é, portanto, analisar os motivos de compra de um iPhone da Apple. Ao explorar as relações dos consumidores com o iPhone e com a Apple, este estudo justifica-se pela necessidade de compreender as expectativas, os motivos e os sentimentos que a referida empresa causa nos consumidores e, assim, contribuir com os gestores na formulação de estratégias de marketing para melhor fidelizar e satisfazer os seus clientes. Esta pesquisa teve uma base bibliográfica e exploratória, sendo caracterizada como estudo de caso envolvendo uma pesquisa de campo. Aplicou-se um questionário com 26 perguntas (sendo 11 abertas e 15 fechadas) a 2 grupos de consumidores: (1) usuários de iPhone da empresa Apple e de (2) smartphones de outras marcas, que foi respondido por 260 usuários, sendo 138 de iPhone e 122 de outras marcas. Os principais achados da pesquisa foram que os consumidores compram um iPhone da Apple devido à: Qualidade e Alto Desempenho tecnológico do iPhone, Usabilidade, Segurança e Qualidade da Câmera. Um número considerável de 54 consumidores de outras marcas (44,26%), disseram que gostariam de ter um iPhone, devido à qualidade do aparelho e principalmente pela resolução da câmera.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.