Não vou de táxi: um estudo sobre economia de compartilhamento aplicado a empresa Uber

Nogueira, Tayná dos Santos

Resumo

A economia de compartilhamento (EC) (do inglês Sharing Economy) é a prática de dividir o uso ou a compra de serviços facilitada, principalmente, por aplicativos. Este é um modelo econômico mediado pela internet, baseado em compartilhamento, troca e aluguel de produtos e serviços, que possibilitam o acesso sobre a propriedade. Os alugueis de automóveis originaram os sistemas de transportes compartilhados que, com a criação dos aplicativos que gerenciam frotas privadas, aqueceram a economia, gerando empregos e renda. Nesse sentido, a empresa UBER disponibiliza aos seus clientes a efetivação do seu direito de ir e vir, em todo território nacional, por meio de serviços de transporte baratos e, geralmente, mais confortáveis do que os transportes públicos. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar as motivações da utilização do serviço da empresa UBER. Para atender ao objetivo delineado foi construída uma pesquisa quantitativa descritiva, desenvolvida por meio de uma pesquisa survey, realizada por meio da coleta questionário, escala tipo likert 10 pontos a ser aplicado com os usuários consumidores. O questionário tinha 13 perguntas, com três blocos: sociodemográfico, gerais e variáveis altruístas (desenvolvimento da sociedade, impacto no meio ambiente, ganhos recíprocos consumidor/empresa, solidariedade e bem coletivo) e utilitaristas (comodidade, rapidez no atendimento, qualidade e a confiança, facilidade de utilização da tecnologia aplicada). O tipo de amostra foi não probabilística por bola de neve, com compartilhamento de link pelo WhatsApp, o questionário construído google docs, a aplicação resultou numa amostra de 120 pessoas. Essa pesquisa foi realizada por meio de análise estatística descritiva básica. Ao se realizar uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário para 120 pessoas, constatou-se que o aplicativo de tecnologia de transporte que eles mais utilizavam era o UBER apresentando quase 80% da preferência dos respondentes, 50% deles utilizavam pelo menos uma vez por mês e com a finalidade predominantemente de lazer ou ir ao trabalho. Em se tratando da motivação altruísta teve média geral de 5,61 e verificou-se que as suas variáveis: desenvolvimento da sociedade, impacto no meio ambiente, ganhos recíprocos consumidor/empresa, solidariedade e bem coletivo, tiveram nível de concordância intermediária. Já para motivação utilitária, média geral 7,35, verificou-se que as variáveis: comodidade, rapidez no atendimento, qualidade e a confiança, facilidade de utilização da tecnologia aplicada, tiveram nível de concordância elevada, apenas a variável preço teve nível intermediário. Deste modo, percebe-se que para amostra em questão, os usuários do UBER são motivados a contratar os serviços dessa empresa mais por questões utilitaristas.

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