ActivePlan: Uma Abordagem para Formação de Grupos de Estudantes com Perfis Heterogêneos para Uso de Práticas Ativas de Aprendizagem
MARINHO, Johnny Yuri Solano
Resumo
Diante do atual panorama educacional brasileiro, de altos índices de reprovação e de ainda recorrentes práticas tradicionais associadas à pedagogia bancária, alternativas baseadas em práticas ativas de aprendizagem têm se revelado poderosas ferramentas de engajamento, interatividade e até mesmo de melhoria do rendimento escolar de estudantes. Isso ocorre também em cenários onde uma turma de estudantes se caracteriza por sua heterogeneidade de perfis, seja em termos de aspectos cognitivos, interacionais ou outros. Nessa perspectiva, este trabalho propõe uma abordagem, denominada ActivePlan, que objetiva identificar os perfis cognitivos e interacionais de estudantes em uma turma e, com base neles, formar grupos de estudantes com perfis heterogêneos de modo que os grupos possam ser utilizados em Práticas Ativas de Aprendizagem (neste trabalho, denominadas de PAAs). A ideia geral da abordagem é: (i) coletar dados de turmas de estudantes e enriquecê-los com alguns indicadores conforme uma PAA em questão; (ii) agrupar estudantes por similaridade de perfis, e utilizar as categorias de perfis similares identificadas para formar novos grupos, desta vez, com perfis heterogêneos de estudantes com vistas à aplicação de uma determinada PAA. A abordagem usa um método de aprendizado de máquina não supervisionado e propõe um algoritmo adaptado para a formação de grupos heterogêneos de estudantes para PAAs. Uma ferramenta foi implementada para a abordagem ActivePlan. A abordagem foi avaliada experimentalmente com base em dados reais de estudantes em turmas do ensino técnico integrado ao médio, considerando as PAAs denominadas Trezentos e Aprendizagem baseada em Equipes. Por meio dos perfis dos estudantes e do enriquecimento baseado em seus níveis de desempenho, grupos com perfis mistos de estudantes compatíveis com a prática Trezentos e com a prática Aprendizagem baseada em Equipes foram gerados. O valor obtido para a métrica de avaliação ―diversidade‖ para os grupos formados indica uma composição, de fato, heterogênea no tocante aos perfis esperados de estudantes às práticas consideradas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.