Proposta de experimento: produção de um bolo de caneca para explicar o rendimento de reação através do cálculo estequiométrico

Braga, Francisco Thalles Marques

Resumo

A maneira demasiada como o estudo da Física, Química e Matemática vem sendo abordado em sala de aula, vem se tornando um fator cada vez mais inquietante para os docentes na medida em que culmina em sérios impactos na formação educacional e na aprendizagem do conteúdo. Tendo como base a importância desse problema na esfera educacional, este estudo aborda uma pesquisa experimental voltado ao de ensino da Química e do cálculo estequiométrico, com abordagem nos conceitos matemáticos, seu objetivo foi interpretar as reações químicas que são ministradas por fórmulas e equações. Para que esse objetivo fosse alcançado, foram utilizados materiais de fácil acesso para as instituições de ensino, forno micro-ondas, copos descartáveis, balança digital, caneca de porcelana e colher. Como também os ingredientes(reagentes), aveia, fermento, ovos, leite e achocolatado em pó, tudo isso resultado na fabricação de um bolo de caneca. Com a aplicação, constatou-se em uma análise comparativa de reações químicas que foram desenvolvidos por materiais que de maneira acessível substituiu os presentes em laboratórios. Constatou-se em ambos os experimentos, que nenhum atingiu 100% no rendimento esperado, o primeiro experimento foi coletado o valor de 85,7% enquanto o segundo experimento o valor de 97%. Isso pode ser isso pode sem explicado diante a alguns fatores que influenciaram nos resultados. Com isso trabalhar de forma prática em sala de aula sempre é uma alternativa bastante viável para a apresentação de alguns conteúdos, porém o grande desafio de uma aula experimental em escolas sem laboratórios pode ser sempre um problema.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.