Contribuições da residência pedagógica na formação inicial de professores de Química: uma revisão bibliográfica

Silveira, Mariana Soares da

Resumo

O estudante da Licenciatura em Química tem a oportunidade através do Programa Residência Pedagógica (PRP) de aliar a teoria vivenciada no curso com a prática docente a partir da parceria entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas de Educação Básica, especificamente as que possuem ensino médio. Por isso, esse estudo teve como objetivo discutir sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de Química. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo com recorte temporal de janeiro de 2018 a abril de 2022, com apenas um único descritor: residência pedagógica em Química. Para tanto, buscou-se por meio da análise de conteúdo (BARDIN) interpretar os artigos selecionados. Os resultados evidenciaram que as experiências vividas no PRP provocam reflexões sobre as ações e contribuem para constituição da identidade docente. Além disso, a RP permite a troca de experiência dos residentes com os professores preceptores e toda comunidade escolar. Esse estudo se caracteriza como incipiente devido se tratar de um tema ainda recente nas produções de artigo, mas acredita-se que já possa contribuir com a discussão da temática em questão.

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