A IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE PEIXES COMO PROPOSTA DE PRÁTICA COMPLEMENTAR PARA O APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS NO IFPB

Ramos, Jonas de Assis Almeida

Resumo

As aulas práticas são recursos metodológicos essenciais na formação de um técnico, proporcionando consolidação de conhecimento e vivência profissional. Cursos na área das ciências da natureza, como o Técnico em Recursos Pesqueiros, que atua no desenvolvimento da atividade pesqueira, e é exemplo de formação que demanda muita experiência prática. Para estes profissionais, o pescado é sua matéria prima e principal fonte de valor. Conhecer e identificar corretamente as espécies de peixes da região na prática, é uma habilidade muito escassa no comércio. Portanto, este artigo tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica para o Curso Técnico integrado em Recursos Pesqueiros do IFPB – Campus Cabedelo, composta por uma atividade prática de identificação de peixes. A atividade será conduzida na disciplina de Tecnologia pesqueira e realizada em duas etapas no laboratório. Na primeira etapa, irão aprender sobre a anatomia e medidas morfológicas de peixes, além de suas características merísticas mais utilizadas na identificação de espécies. Na segunda etapa, irão atuar em dupla na identificação de espécimes, seguindo roteiro de aula e técnicas de identificação. Espera-se que esta intervenção prática, proporcione de forma significativa o desenvolvimento da habilidade para a identificação de espécies, a qual tem papel importante para a atuação deste profissional técnico. A formatação do presente trabalho, segue as normas de submissão de artigo da revista: Educação e Tecnologia (ISSN: 2179- 6122).

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