INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – IFPB: VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

SARMENTO, ELKY BENTO

Resumo

Neste artigo buscou-se apresentar uma proposta de intervenção pedagógica de visita técnica a uma rede organizacional atacadista de produtos alimentícios junto a estudantes acadêmicos da disciplina de Logística do curso técnico em Administração do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus de Areia – PB, objetivando corroborar as informações teóricas estudadas em sala de aula com a rotina de atividades logísticas realizadas no contexto da organização. Para tanto, realizou-se um planejamento com base na prática metodológica de Nascimento, Bertini, Rios (2020), compreendendo momentos de Pré-visita, Visita e Pós-visita com suas respectivas atividades, etapas e objetivos delineados, vislumbrando, ao final, uma avaliação qualitativa pautada em quatro instrumentos: discussão formal sobre o tema, aplicação de questionário antes e pós visita técnica, construção de um mapa conceitual de pré e pós visita e relatório descritivo. Assim sendo, a referida proposta de intervenção pode estar contribuindo substancialmente para a formação dinâmica dos estudantes, uma vez que tal prática, através da verificação in loco da “práxis” organizacional, permite aos estudantes desenvolverem uma visão crítica ante a um cenário real, por meio de seus questionamentos, fluxo de informações e diálogos, otimizando sua visão como técnicos administrativos, propiciando experiência prática, podendo ainda, despertar nesses indivíduos, o gosto pela atividade laboral na área.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.