ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ)

CAMPOS, VINÍCIUS BATISTA

Resumo

A higiene e a segurança do trabalho são conteúdos tratados em diversos cursos além de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedagógicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as histórias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discussão. O objetivo da proposta foi analisar a construção de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para aprimorar o ensino de conteúdos de segurança do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a intervenção ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel, localizado no município de Princesa Isabel, sertão paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso técnico em controle ambiental, integrado ao ensino médio. Dentro da matriz curricular desse curso, além de componentes curriculares da formação geral (área propedêutica), tem-se a preparação para o trabalho e as disciplinas técnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exercício de competências e habilidade como poder de síntese, trabalho em grupo, discussão de ideias, o uso da criatividade, apresentação de resultados e boa argumentação dos alunos. Foi possível observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a dinâmica textual da HQ despertaram o interesse.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.