ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA NO ESTÁGIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022

TOBIAS, LILIANE SANTOS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão sobre a intervenção crítico-reflexiva no estágio curricular, considerando a necessidade de mediação teórico-prática para a construção das aprendizagens na educação profissional. Volta-se para o exercício de apreensão dos discentes sobre as demandas cotidianas que perpassam os diferentes espaços profissionais em que se inserem como estagiários, buscando alternativas para resolução das problemáticas identificadas. Para tanto, propomos a execução de uma oficina de elaboração de projetos como metodologia a ser utilizada para viabilizar a construção de propostas interventivas qualificadas. A discussão teórica está fundamentada na perspectiva ontológica, apropriando-se de referenciais histórico-dialéticos. Entendemos que a prática pedagógica problematizadora, que reflete sobre o real e apresenta alternativas analítico-críticas, traz contributos ao processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a formação profissional ultrapasse o viés pragmático, voltando-se a uma perspectiva emancipadora de transformação da realidade, tendo a práxis como categoria mediadora.

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