ARIAS: Arquitetura de Referência para a Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Sistemas de Gestão Acadêmica

SERRANO FILHO, Ricardo Afonso Pessoa

Resumo

A expansão da educação a distância online(EAD) tem trazido às instituições de ensino(IEs) uma necessidade cada vez maior de integrar seus sistemas de informação, emparticular os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como Sistemas de Gestão Acadêmica (SGAs). No entanto, embora haja propostas de sistemas e modelos voltados aos aspectos tecnológicos envolvidos, a literatura carece de estudos que investiguem em profundidade como o desafio da integração AVA-SGA vem sendo efetivamente enfrentado pelas IEs em suas práticas cotidianas. Este trabalho apresenta uma arquitetura de referência para a integração AVA-SGA, cujo desenvolvimento foi guiado com base nas dificuldades e experiências concretas que cercam os ambientes institucionais. Para identificá-las, foi conduzido um estudo exploratório com IEs brasileiras e estrangeiras em que foram triangulados resultados provenientes de uma revisão da literatura, de um levantamento baseado em questionário, de entrevistas e da própria experiência profissional deste autor. Os resultados do estudo apontam que a integração AVA-SGA constitui um obstáculo considerável para os setores de EAD dessas organizações. Além disso, questões como falta de comunicação entre as equipes, recursos humanos escassos, burocracia etc. não só foram identificadas como revelaram-se tão ou mais presentes que os percalços tecnológicos. Após seu desenvolvimento, uma implementação e uma avaliação da arquitetura foram realizadas no âmbito de uma universidade pública federal, na forma de uma prova de conceito.O paradigma adotado para a condução da pesquisa é o Design Science Research, que legitima e orienta a construção de artefatos tecnológicos para a produção de conhecimento científico.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.