PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR A FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS

JUNIOR, VILSON LACERDA BRASILEIRO

Resumo

As medidas de prevenção relacionadas a pandemia da COVID-19 impactaram diretamente as atividades presenciais das instituições de ensino. Diante desse cenário e do fato do Curso Técnico em Cuidados de Idosos trabalhar na prática com o público que apresenta maior registro de casos graves da COVID-19, buscou-se metodologias ativas que pudessem ser reproduzidas no ensino remoto, com o intuito de estimular o adequado desenvolvimento de habilidades essenciais ao futuro profissional. Uma das habilidades requeridas ao Cuidador de Idosos é a adoção de adequações ambientais que previnam acidentes. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é apresentar uma atividade de intervenção pedagógica que permita a abordagem dos riscos do ambiente doméstico para quedas em idosos. A proposta da atividade foi elaborada com base na metodologia ativa da problematização e poderá ser aplicada durante o período das aulas não presencias. O público-alvo da intervenção será constituído pelos alunos do referido curso da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, matriculados na disciplina Prevenção de acidentes domésticos e Primeiros Socorros. A metodologia ativa da problematização será conduzida por meio das seguintes etapas: observação da realidade; determinação dos pontos-chave; teorização; elaboração de hipóteses de solução; e aplicação a realidade. Diante disto, espera-se que os alunos observem o ambiente da sua residência para identificar fatores de risco para quedas em idosos, reflitam sobre as várias causas ou origens desses fatores de risco, apresentem propostas de soluções aos fatores de risco fundamentadas em informações científicas e planejem ações concretas para minimizar as chances de quedas no ambiente analisado. Por fim, tem-se a expectativa de que as etapas planejadas incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos alunos.

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