VIVÊNCIAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM: O CASO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS DOS CURSOS DO EIXO DE TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER DO CACC IFPB

COSTA, SINTHYA PINHEIRO

Resumo

A educação profissional refere-se ao ensino dedicado ao aprendizado de um ofício de uma profissão, ou seja, a formação de trabalhadores. Neste sentido, o objetivo proposto neste relato de experiência é apresentar as vivências práticas usadas para o aprendizado nos cursos do eixo de turismo, hospitalidade e lazer do Campus Avançado Cabedelo Centro - IFPB. As atividades que compõem o universo do mesmo foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo do CACC, com as turmas de Cabedelo, Conde e Lucena/PB, bem como do Curso de Formação Inicial e Contínua em Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local, ocorrido em Jacarapé. Estas ações partiram da experiência prática da disciplina de Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Lazer. Como resultado, as vivências proporcionaram aprendizagem significativa ao permitirem que os alunos experienciem o fazer turismo planejando desde o roteiro até as atividades de lazer a serem desenvolvidas, levando em consideração as particularidades do grupo. Isso denota que a teoria pode ser experienciada na prática com o fazer profissional, auxiliando na assimilação, visão crítica e, consequentemente, aprendizagem. Espera-se que os alunos, ao se tornarem profissionais, saibam identificar o seu público alvo e, assim, proponham atividades de entretenimento durante as viagens, sendo estas compatíveis com o grupo.

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