Planejamento de aula prática como ferramenta de intervenção pedagógica para o aprendizado da identificação e morfologia de espécies de siris (Crustacea: Portunidae)

SILVA, EMANUELL FELIPE BESERRA DA

Resumo

A realização de aulas práticas é considerada um importante recurso metodológico, principalmente na área de Ciências Naturais, a exemplo do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, como os siris. Considerando a importância ecológica e econômica desses crustáceos, é essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes espécies, e além disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula prática, como ferramenta de intervenção pedagógica para o aprendizado da identificação e morfologia de espécies de siris. A aula prática será realizada em dois dias, onde no primeiro, será realizada a captura de siris, enquanto no segundo serão realizadas atividades em laboratório. Nas atividades de laboratório, os alunos realizarão a identificação das espécies capturadas, identificação do sexo e maturidade dos animais e determinação das suas principais medidas morfométricas. Acreditamos que a presente proposta de aula prática facilitará a assimilação do conteúdo, e consequentemente proporcionará uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor formação dos futuros técnicos em recursos pesqueiros.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.