GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERFUROCORTANTES ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA.
SANTOS, JOSÉ JONATHAN SOARES DOS
Resumo
Esse trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica com o intuito de avaliar o gerenciamento de resíduos perfurocortantes originados das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) propor através da realidade virtual para o melhoramento na gestão destes tipos de resíduos na instituição. Os dados da pesquisa serão obtidos através de informações por meio de questionário respondido por cada representante legal dos laboratórios geradores de Resíduos de Serviços de Saúde - RSS do grupo E, que de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são classificados como perfurocortantes ou escarificantes, tais como: agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, utensílios de vidro quebrados no laboratório e outros similares. Assim, será possível saber qual o tipo de resíduos mais utilizado nos laboratórios e sua quantificação para que se possa ter uma melhor eficiência na área da gestão de resíduos sólidos dentro da instituição. A realidade virtual tem se tornado um meio que usuários podem realizar uma visita em determinado lugar, permitindo assim uma experiência mais realística e mais natural, como também possibilita a vivência cotidiana do conhecimento teórico e prático dentro do ambiente de ensino aos estudantes e professores do IFPE.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.