IRRIGAÇÃO, UMA PRÁTICA QUE EXIGE PRÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

NUNES, KENYA GONÇALVES

Resumo

A irrigação e a drenagem são temáticas indispensáveis na formação de profissionais da área das ciências agrárias, tendo em vista que a adoção dessas técnicas proporciona a elevação da produtividade das culturas e garante a produção mesmo em períodos de estiagem. O manejo da água e do solo deve ser realizado com vistas à sustentabilidade, principalmente em regiões áridas e semiáridas. A formação profissional e o ensino na disciplina de Irrigação e Drenagem devem, portanto, considerar as relações solo-água-planta-atmosfera, buscando a contextualização de saberes e a aprendizagem significativa. O estudo objetivou analisar ações adotadas na disciplina de Irrigação e Drenagem, com vistas a estimular o processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento das competências necessárias para planejar, implantar, conduzir e tomar decisões úteis frente às necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário on-line e anônimo, composto por 25 proposições; foram recebidas 78 respostas. As estratégias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos traçados. Na autoavaliação, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necessárias para reconhecerem os componentes de um sistema de irrigação e avaliá-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avaliações e as aplicações práticas das informações levantadas. Os estudantes também avaliaram como satisfatória a interação promovida com os produtores rurais, com o objetivo de colaborar no processo de ensino-aprendizagem e na transferência de informação, propiciadas mediante as execuções de visitas técnicas.

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