INCLUSÃO DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.

PONTES, GEORGIANA FLÁVIA DE MELO

Resumo

A pandemia provocada pelo vírus COVID-19 tem assolado as nações desde o ano de 2020. Neste período, muitos desafios foram impostos à humanidade: sanitários, culturais, sociais, econômicos e também educacionais. Uma nova relação com a educação teve que ser implantada em todos os países afetados, incluindo o Brasil. Neste cenário, as tecnologias da comunicação e educação foram/são fundamentais para proporcionar o direito à educação garantido na Constituição Brasileira vigente. O objetivo deste estudo é evidenciar como essas tecnologias têm impactado o ensino-aprendizagem por em nosso na Educação; como educadores e alunos se relacionam com essa abrupta mudança. Também, apontar possíveis caminhos para que esta relação possa ser encarada como um avanço na educação brasileira e não como uma ferramenta de tempos de crise. Este trabalho se justifica pela urgência em se avaliar o uso feito por docentes e discentes destas tecnologias, suas afinidades e/ou dificuldades, bem como se este uso é democrático e alcança quem realmente precisa. Para além, vivemos em um país de desigualdades sociais alarmantes e agravadas pela crise econômica que a pandemia provocou, um estudo desta natureza poderá fomentar dados para que novas ações de inclusão social à educação aconteçam. A pesquisa é uma intervenção pedagógica, no qual se justifica por analisar as dificuldades da educação no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para nossa análise contaremos com documentos oficiais do Ministério da Educação, legislação específica sobre a inclusão na educação e autores de diversas áreas das ciências humanas que discutem, na contemporaneidade, as mudanças que a educação vem sofrendo, sobretudo com a inserção das novas tecnologias analisamos os últimos dados obtidos pelas agências responsáveis pela educação no Brasil.

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