O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA

BERTO, ISMAIARA RODRIGUES

Resumo

A abordagem sobre o bioma Caatinga no ambiente escolar possibilita a valorização do conhecimento e a discussão de questões ambientais relevantes. Uma importante ferramenta metodológica capaz de auxiliar na aprendizagem de conceitos ecológicos sobre a Caatinga é o Mapa Conceitual. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica de utilização de mapas conceituais na aprendizagem sobre o bioma Caatinga, dentro da disciplina Fundamentos de Ecologia. A disciplina é ofertada no Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras-PB. Pretendeu-se trabalhar as atividades com os estudantes matriculados na disciplina. Utilizou-se o mapa conceitual como ferramenta pedagógica orientadora para a construção de atividades voltadas à temática discutida. Foram utilizados como base teórica os trabalhos de Berto (2019), Ribeiro (2012) e Moreira (2012). A intervenção consiste no desenvolvimento de quatro etapas: 1) Apresentação e sondagem do conhecimento prévio; 2) Aula expositiva dialogada com identificação dos elementos de um mapa conceitual; 3) Confecção do mapa conceitual; 4) Exposição dos trabalhos pelos alunos e finalização da intervenção. Espera-se com a execução do projeto: I) a potencialização de conhecimento do estudante por meio do uso de mapas conceituais, despertando o olhar crítico sobre o ambiente local e sua conservação; II) a disseminação do conhecimento no ambiente escolar, favorecendo reflexões sobre o uso sustentável dos recursos naturais da Caatinga.

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