A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: uma proposta de intervenção pedagógica na educação profissional e tecnológica

SILVA, RAQUEL DE ALMEIDA

Resumo

Pensando-se na dificuldade que muitos alunos possuem para conseguir compreender de forma significativa o conteúdo de estequiometria e para auxiliar o professor a inserir metodologias ativas em sala de aula, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica através de uma sequência didática referente a construção de mapas mentais para o ensino de estequiometria utilizando o Canva, a qual será desenvolvida com estudantes da disciplina de Química Geral, do curso Técnico Subsequente em Química. Para tanto, respaldamos nos estudos de Lima (2012), Stroher et al. (2018), Rocha e Moraes (2020), e Vasconcelos (2015). A proposta de sequência didática está organizada em avaliação diagnóstica, aplicação do conteúdo, explanação da atividade, construção e apresentação dos mapas mentais, avaliação e análise dos resultados. Ao construir mapas mentais a partir dos conhecimentos desenvolvidos, mobilizados e revisados em aula, tenciona-se despertar a criatividade, bem como, as habilidades do aluno em definir conceitos por meio de sua própria interpretação daquilo que foi visto e discutido. A intervenção sugerida poderá auxiliar os alunos a organizarem melhor suas ideias, facilitando a compreensão e revisão de conceitos de estequiometria.

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