CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EMPRESARIAL
SIQUEIRA, DIEGO DANTAS
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode ser entendida como uma abordagem educativa que adota problemas do mundo real como fatores motivacionais para seu ponto de partida. Essa abordagem está centrada no aluno, e destaca-se por sua capacidade de estimular a aptidão de aprender a aprender, desenvolvendo competências, nas dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes, características estas desejáveis para os futuros profissionais que irão ingressar no mercado de trabalho. Desta forma, considerando as contribuições potenciais desta metodologia ativa, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar como o uso da aprendizagem baseada em problemas pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da formação de preço de venda empresarial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que abrange estudos nacionais recentes e verificaram os benefícios desta metodologia de aprendizagem, com o intuito de revisar e discutir a necessidade de uma maior utilização deste método pelos profissionais de ensino na área de gestão. Para a fundamentação teórica foram utilizados autores tais como, Ribeiro (2010); Frezatti e Silva (2014); Martins, Espejo e Frezatti (2015); Eifler e Ahlert (2019); Heinz, Quintana e Cruz (2020); Fortin e Legault (2010); Manaf, Ishak e Hussin (2011); Sockalingan e Schmidt (2011) entre outros. Nesta perspectiva, foi proposto um problema que envolve o processo de formação de preço de venda em uma empresa, para que os alunos possam discutir e propor soluções em conjunto. Dessa forma, espera-se que outros professores/pesquisadores possam utilizar e aperfeiçoar a proposta apresentada neste estudo para implementar a ABP no processo de formação de preço de venda com seus alunos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.