PLANO DE NEGÓCIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS ITAPORANGA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
SATURNINO, LUYZ PAULLO TARGINO
Resumo
Nos últimos anos, o empreendedorismo tem ganhado relevância no cenário educacional, principalmente no ensino profissional e tecnológico, pois compreende-se que investir em uma educação empreendedora é avançar em uma educação com ênfase no pensamento crítico, na criatividade e na inovação. Deste modo, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica relacionada à disciplina de empreendedorismo, a ser ministrada no Curso Técnico de Informática, integrado ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Itaporanga. Em linhas gerais, consistiu em abordar em sala de aula a elaboração de um plano de negócio, onde será explicado o seu conceito, estrutura, como produzi-lo, etc. Destarte, para o desenvolvimento do artigo, foram mobilizados autores como: Chiavenato (2012), Dornelas (2005; 2008), Ferreira (2020), Langen (2003) e Salim (2001) entre outros. Assim, o artigo teve como objetivo ensinar aos discentes como elaborar um plano de negócio de modo teórico e prático através de uma abordagem empreendedora, para capacitá-los para o mercado de trabalho, tendo em vista, a formação ofertada no curso de Informática. Para tanto, o artigo foi estruturado nas seguintes seções: Introdução, fundamentação teórica, em que se discute a importância do empreendedorismo para o ensino profissional e tecnológico, além da conceituação do plano de negócio, seguida da metodologia, da descrição da atividade que será desenvolvida em sala de aula e findando-se com a conclusão. Por fim, espera-se, como resultado, que o aluno seja capaz de elaborar um plano de negócio eficiente, capaz de produzir resultados positivos em um mercado competitivo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.