IMERSÃO EM SAÚDE DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

LIMA, ERIVALDO SANTOS DE

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica direcionada a um curso técnico em enfermagem no contexto de saúde de populações tradicionais, a citar, populações indígenas, povos quilombolas, povos de terreiro e comunidades ribeirinhas, por meio da metodologia da imersão. A metodologia de imersão aqui proposta é inspirada no Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS. As concepções de saúde e doença são mutáveis conforme a conjuntura, ou seja, mudam constantemente, assim, compreender os multifatores que influenciam na condição de saúde e de doença das populações facilita o entendimento de que as pessoas carecem de um olhar equitativo para que as suas necessidades sejam atendidas. Nesse contexto, o ensino profissional desenvolve importante papel favorecedor de competências, habilidades e atitudes, que vão ao encontro do que preconiza o sistema de saúde. A atividade está organizada em cinco momentos e espera-se que os estudantes consigam entender a determinação social do processo saúde-doença a partir do olhar atento aos modos de vida da população visitada, para além disso, que sejam capazes de fazer as conexões entre os modos de vida, a cidadania e a saúde.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.