Língua Portuguesa para a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de intervenção pedagógica para o Mundo do Trabalho

MACIEL, NORMA DE LIMA LIRA

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de intervenção, fruto da parceria de uma instituição educacional e duas associações de trabalhadores, que tem o objetivo de proporcionar a aprendizagem das regras gerais da Língua Portuguesa aos trabalhadores rurais de São João do Rio do peixe – PB, que almejam adentrar ou se qualificar para atuar de forma mais eficiente em suas atividades profissionais, possibilitando a melhoria: 1) nos processos comunicativos, de leitura e de escrita; e 2) na situação salarial e empregatícia deles. A proposta de intervenção será aplicada na instituição de ensino ECIT Coronel Jacob Frantz que oferta o curso de Agroecologia, em sala de aula, de forma presencial, para 50 participantes, formados por trabalhadores da associação produtora de cocos de São João do Rio do Peixe, tendo a colaboração dos estudantes do curso de agroecologia como monitores, que se encontram no terceiro ano do ensino médio, por meio de 12 encontros presenciais, no período noturno. Espera-se com as ações desenvolvidas durante todo o projeto, poder contribuir para o aumento de mão de obra qualificada em relação ao uso da Língua Portuguesa, e consequentemente, o aumento da empregabilidade e a melhoria na renda do homem do campo. Espera-se como resultado da monitoria dos estudantes em agroecologia que desenvolvam habilidades de cooperação, compartilhem seus conhecimentos e suas experiências, desenvolvam a autonomia, reconheçam a importância do trabalho em equipe, e percebam a importância de organizar ações que promovam o desenvolvimento e potencializem as cooperativas e associações rurais locais.

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