METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS UTILIZANDO A PLATAFORMA RASPBERRY PI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS PATOS

SILVA, JONAS FERNANDES DA

Resumo

O acesso a grande quantidade de informações disponíveis através da Internet modificou os padrões de ensino baseados nos modelos tradicionais, em que o professor assume o papel de transmissor do conhecimento. Estes modelos tradicionais não mais atendem às reais necessidades de aprendizagem dos estudantes. Estratégias baseadas em metodologias ativas, no qual o aluno é colocado no centro da aprendizagem, têm se mostrado eficiente em diversas áreas. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas estratégias de aprendizagem baseada em projetos - Project Based Learning (PBL) aplicadas à área de informática e propor uma intervenção pedagógica voltada ao ensino das disciplinas de redes de computadores e sistemas operacionais nos cursos técnicos do Instituto Federal da Paraíba – campus Patos. A metodologia consiste em uma revisão integrativa da literatura pautada na abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico a partir de seis trabalhos encontrados em periódicos nacional e internacional sobre a temática. A proposta de intervenção fornece diretrizes para a implementação de um servidor de mídia usando um computador de baixo custo baseado na plataforma Raspberry Pi. Os resultados esperados a partir da execução do projeto proposto incluem o desenvolvimento dos estudantes nas seguintes habilidades: capacidade de resolver problemas, trabalhar em colaboração, estimular a criatividade, a autonomia e a responsabilidade, além dos atributos técnicos específicos provenientes da interdisciplinaridade do projeto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.