NAUTIMODELISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA NAVEGAÇÃO

Oliveira, Ricardo Luís Mendes de

Resumo

A navegação é a ciência e a arte de conduzir, com segurança, uma embarcação de um ponto a outro da superfície da Terra. Dessa forma, a utilização de ferramentas que despertem o interesse e favoreçam o domínio do conhecimento, no ensino dessa ciência, é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que este conteúdo é a base da carreira aquaviária, quer sejam os agentes envolvidos diretamente ou indiretamente na atividade. A precisão na navegação e a eficácia nas operações relacionadas são os meios que podem garantir o sucesso da atividade de forma segura, e construir uma formação de qualidade nesta área também exige a utilização de ferramentas práticas, flexíveis e que despertem o interesse, com o objetivo principal de aprimorar constantemente o ensino. A otimização do ensino, pode ser alcançada com a inclusão de metodologias alternativas como, por exemplo, a inserção dos nautimodelos (embarcações em escala reduzida) nas práticas educativas, imprimindo uma perspectiva crítica dos conteúdos, além e fazer os estudantes enxergarem a realidade atual em que está inserido com vistas à aplicação prática futura. O público-alvo desta prática de ensino constitui-se, principalmente, dos discentes matriculados na disciplina de Equipamentos Eletrônicos e Navegação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, integrados ao Ensino Médio do Campus Cabedelo, do Instituto Federal da Paraíba. As atividades serão realizadas no período de junho a julho de 2022. A pesquisa será dividida em três etapas sendo a primeira o conhecimento e reconhecimento das principais estruturas, partes e regiões das embarcações; a segunda a elaboração e confecção do ambiente navegável para realização das práticas simuladas; e a terceira e última, as atividades práticas de navegação. Com a execução desta atividade de ensino, é esperado que o público-alvo desenvolva o processo de construção do conhecimento por meio do protagonismo, dominando as técnicas de navegação e as atividades a ela relacionada de forma eficiente e segura, possibilitando o seu emprego no setor. Espera-se ainda que, a partir da atividade, o reconhecimento destes saberes-fazeres contribua de forma significativa para a formação de uma cultura técnica em todas as suas com dimensões para o Técnico em Recursos Pesqueiros.

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